RIO - A primeira fase da segunda etapa de racionalização de ônibus que circulam pela Zona Sul continua causando transtornos aos passageiros. A maioria das queixas diz respeito à falta de opções de transporte e à má sinalização das mudanças.
No sábado, foram extintas as linhas 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178. Em substituição a elas, foram criadas as linhas Troncal 5 (Alto Gávea X Central – Via Praia de Botafogo), Troncal 9 (São Conrado x Central – via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara), Troncal 10 (General Osório x Cruz Vermelha – via Jardim Botânico/Lapa) e 112 (Alto Gávea x Rodoviária – Via Túnel Rebouças – Circular).
Neste domingo, a babá Mara Lima chegou ao Terminal Padre Henrique Otte, ao lado da Rodoviária Novo Rio, para pegar a linha 170 e não encontrou nenhum aviso sobre a sua extinção.
— Deveriam avisar essas mudanças com antecedência para não ficarmos perdidos — comentou.
Ainda no Terminal, a cabeleireira Samanta Oliveira reclamou da extinção da linha 178. Moradora do Santo Cristo, ela precisou andar 15 minutos sob o sol e forte calor para pegar um ônibus com destino ao Centro:
— Todos os moradores do Santo Cristo estão reclamando. Antes quem ia para a Presidente Vargas ou Avenida Rio Branco tinha o 178, agora temos que andar até aqui para pegar um ônibus para lá — protestou.
No sábado, Samanta também enfrentou problemas quanto à sinalização da mesma linha.
— Saí de casa às 5h30m para trabalhar e não tinha nenhuma informação de que ela tinha sido extinta. Precisei dividir um táxi com outras pessoas que estavam no ponto para chegar ao meu destino — afirmou.
Na Praia de Botafogo, a reportagem do GLOBO acompanhou a saga da desenhista de arquitetura Tânia Ribeiro, que é portadora de deficiência física e anda acompanhada de sua muleta. Ela foi a Botafogo se consultar na UPA e ficou 40 minutos esperando um ônibus para voltar para casa, também no Santo Cristo. Acostumada a ter várias opções, Tânia precisou parar os motoristas para confirmar o itinerário das novas linhas?
— O Troncal 9 não passa pelo túnel da Central, então não serve para mim. Antes, eu podia pegar diversas linhas, como a 178, 173, 190. Ficou bem difícil mesmo. E a sinalização é insuficiente, os ônibus passam rápido, não consigo enxergar que linha ele substituiu. Muitos idosos vão se perder.
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Depois tanto esperar, Tânia decidiu atravessar o Aterro do Flamengo em busca de mais opções para chegar em casa.
O corretor de seguros Carlos Mendonça pede informações mais detalhadas quanto às alterações. O ponto em que aguardava seu ônibus na Praia de Botafogo para Copacabana ainda apresentava as antigas opções que passavam por ali.
— Isso confunde a gente. Como muitas linhas mudaram o trajeto, a prefeitura tinha que distribuir mapas com os itinerários detalhados — opinou. |