Passageiros reclamam de novas mudanças nas linhas de ônibus do Rio Leia mais sobre esse assunto em

Fonte CONUT - 13/01/2016 - 13h45min
Passageiros reclamam de novas mudanças nas linhas de ônibus do Rio  Leia mais sobre esse assunto em

RIO - A primeira fase da segunda etapa de racionalização de ônibus que circulam pela Zona Sul continua causando transtornos aos passageiros. A maioria das queixas diz respeito à falta de opções de transporte e à má sinalização das mudanças.

No sábado, foram extintas as linhas 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178. Em substituição a elas, foram criadas as linhas Troncal 5 (Alto Gávea X Central – Via Praia de Botafogo), Troncal 9 (São Conrado x Central – via Jardim Botânico / Túnel Santa Bárbara), Troncal 10 (General Osório x Cruz Vermelha – via Jardim Botânico/Lapa) e 112 (Alto Gávea x Rodoviária – Via Túnel Rebouças – Circular).

Neste domingo, a babá Mara Lima chegou ao Terminal Padre Henrique Otte, ao lado da Rodoviária Novo Rio, para pegar a linha 170 e não encontrou nenhum aviso sobre a sua extinção.

— Deveriam avisar essas mudanças com antecedência para não ficarmos perdidos — comentou.

Ainda no Terminal, a cabeleireira Samanta Oliveira reclamou da extinção da linha 178. Moradora do Santo Cristo, ela precisou andar 15 minutos sob o sol e forte calor para pegar um ônibus com destino ao Centro:

— Todos os moradores do Santo Cristo estão reclamando. Antes quem ia para a Presidente Vargas ou Avenida Rio Branco tinha o 178, agora temos que andar até aqui para pegar um ônibus para lá — protestou.

No sábado, Samanta também enfrentou problemas quanto à sinalização da mesma linha.

— Saí de casa às 5h30m para trabalhar e não tinha nenhuma informação de que ela tinha sido extinta. Precisei dividir um táxi com outras pessoas que estavam no ponto para chegar ao meu destino — afirmou.

Na Praia de Botafogo, a reportagem do GLOBO acompanhou a saga da desenhista de arquitetura Tânia Ribeiro, que é portadora de deficiência física e anda acompanhada de sua muleta. Ela foi a Botafogo se consultar na UPA e ficou 40 minutos esperando um ônibus para voltar para casa, também no Santo Cristo. Acostumada a ter várias opções, Tânia precisou parar os motoristas para confirmar o itinerário das novas linhas?

— O Troncal 9 não passa pelo túnel da Central, então não serve para mim. Antes, eu podia pegar diversas linhas, como a 178, 173, 190. Ficou bem difícil mesmo. E a sinalização é insuficiente, os ônibus passam rápido, não consigo enxergar que linha ele substituiu. Muitos idosos vão se perder.

Publicidade

Depois tanto esperar, Tânia decidiu atravessar o Aterro do Flamengo em busca de mais opções para chegar em casa.

O corretor de seguros Carlos Mendonça pede informações mais detalhadas quanto às alterações. O ponto em que aguardava seu ônibus na Praia de Botafogo para Copacabana ainda apresentava as antigas opções que passavam por ali.

— Isso confunde a gente. Como muitas linhas mudaram o trajeto, a prefeitura tinha que distribuir mapas com os itinerários detalhados — opinou.

COMPARTILHAR
Presidente da CONUT participa de Audiência Pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal
13/01/2016
Presidente da CONUT participa de Audiência Pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal
O Presidente da CONUT participou hoje dia 16/09/2019, da Audiência Pública na Comissão de.

Petrolina (PE) aprova lei que regulamenta aplicativos de transporte de passageiros
13/01/2016
Petrolina (PE) aprova lei que regulamenta aplicativos de transporte de passageiros
Prefeitura quer combater clandestinos; motoristas do Uber dizem que projeto inviabilizará .

BUSÃO, AEROPORTO E SHOPPING: RECONHECIMENTO FACIAL JÁ É REALIDADE NO BRASIL
13/01/2016
BUSÃO, AEROPORTO E SHOPPING: RECONHECIMENTO FACIAL JÁ É REALIDADE NO BRASIL
Além de aeroportos e lojas, os ônibus também já foram invadidos por reconhecimento facial..

 



ondeestamos
SAUS Quadra 01 Bloco J Ed CNT
Torre B Sala 707
Cep: 70070-010
Brasília - DF

faleconosco
Fones: (61) 3364-0303 / 3364-3838
contato@conut.org