O número de passageiros que reclamam dos ônibus de São Paulo aumentou 20% entre 2010 e 2011, segundo informações da SPTrans. Foram quase 144 mil queixas, a maioria da demora dos ônibus para passar e do comportamento dos motoristas.
Todos os dias, mais de 6 milhões de passageiros pegam ônibus na capital. São Paulo tem uma frota de 15 mil ônibus, divididos em 1.350 linhas. Em 2010, a SPTrans registrou, em seu site e através do telefone 156, 119.755 reclamações. Já em 2011, foram 143.901.
Na lista de reclamações que chegam à SPTrans estão o intervalo entre os ônibus, os motoristas que não atendem aos pedidos de parar para embarque e desembarque, os que dirigem perigosamente, os que não se comportam bem e os que destratam os passageiros.
As reclamações para a SPTrans podem ser feitas através do 156 ou no site da empresa. O passageiro precisa anotar o local da ocorrência, data, horário, número da linha, destino final e número do prefixo ou placa do veículo.
COLOCAÇÃO |
QUEIXA |
QUANTIDADE |
1º |
Intervalo excessivo da linha |
45.949 |
2º |
Motorista não atender embarque / desembarque |
28.346 |
3º |
Conduzir o veiculo com direção perigosa |
16.779 |
4º |
Conduta Inadequada do operador |
13.847 |
5º |
Tratar usuário / público com falta urbanidade / destrato |
6.207 |
6º |
Descumprir ou não realizar partidas programadas |
4.572 |
7º |
Motorista não aguardar embarque / desembarque |
4.567 |
8º |
Veículo com superlotação |
3.791 |
9º |
Interromper / atrasar propositalmente a viagem |
2.822 |
10º |
Falta de limpeza interna / externa dos veiculos |
2.566 |