ALEXANDRE PELEGI
A prefeitura de Curitiba fechou acordo em novembro de 2017 com as empresas de ônibus para a renovação da frota na capital paranaense. Pelo acerto, serão cerca de 150 ônibus novos por ano até o 2020. Relembre:
Logo após o acordo, desde dezembro de 2017, a cidade já recebeu 35 novos ônibus, dos quais 25 são biarticulados. As regiões com maior concentração de pessoas, como Pinheirinho e Capão Raso, serão prioritárias no programa de renovação da frota.
Para o dia 7 de agosto de 2018 a prefeitura anuncia agora a entrega de 14 novos ônibus, com tecnologia Euro 5, oito deles articulados. Do total, cinco veículos farão as linhas Interbairros, três Alimentadores.; os seis restantes vão operar em linhas convencionais.
A novidade é que a frota nova já virá equipada com câmeras de monitoramento, uma reivindicação dos motoristas e cobradores para ajudar a combater a onda de violência no interior dos coletivos.
O equipamento de segurança, aliás, já está a bordo de alguns dos novos ônibus biarticulados, veículos da última geração de biarticulados Volvo.
Como informou em reportagem especial o Diário do Transporte no dia 2 de abril de 2018, os veículos possuem alto grau de conectividade, com o exclusivo recurso de controle de velocidade por região. Por meio de monitoramento remoto e geolocalização, os ônibus são programados à distância pelo operador do sistema, que limita a velocidade em áreas especiais.
HISTÓRICO
As empresas de ônibus estavam sem comprar veículos novos desde 2013 amparadas em liminares, que contestavam o cálculo da demanda feito pela Urbs (órgão da prefeitura gerenciador do sistema) que, segundo as viações, reduzia o retorno financeiro e causava prejuízos.
Mas após a Justiça determinar o reajuste da tarifa-técnica (remuneração das empresas), em novembro do ano passado, e a prefeitura entrar em acordo com as viações, foi acertada uma renovação anual de 150 ônibus até o total de 450 novos coletivos alcançados em 2020.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes |