O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek abriu inscrições para a 4ª edição do Spotter Day, evento destinado a fotógrafos profissionais, amadores e outras pessoas apaixonadas por aeronaves. As inscrições vão até 13 de maio e o encontro acontecerá no dia 2 de junho, das 6h às 11h.
Conhecida como Spotter Day, o evento já é considerada o maior – e o mais concorrido – de fotografia aeronáutica do país. A primeira edição, em 2015, registrou 300 inscritos e 60 selecionados. Já a edição do ano passado, em maio, levou 100 entusiastas da aviação para fazer os cliques a partir de um ângulo privilegiado e restrito a funcionários do local.
A vencedora da última edição foi a fotógrafa Cecília Delarue, de 26 anos. Especialista em registro de família, a profissional disse que não esperava o reconhecimento pelas fotos de aeronaves, já que, até então, "não tinha muita afinidade" com essa área.
A foto premiada foi uma composição em que ela brinca com a perspectiva. "Pedi ao meu namorado para se posicionar em um certo ângulo, e aí fez parecer que o avião decola de um mão", explica. "É muito legal, um exercício para criatividade".
"Foi a última foto que fiz durante as quase três horas do evento."
Como participar
Para participar, o interessado deve enviar as certidões negativas de órgãos de segurança, além de preencher o formulário de inscrição. Como este ano o evento será solidário, os participantes deverão doar 1 quilo de alimento não perecível que serão destinados a uma instituição de caridade.
Como da última vez, cem spotters serão selecionados por meio de critérios definidos em edital. O evento é para maiores de 16 anos completos até a data da ação. Para os menores de idade, o Spotter Kids está previsto para acontecer durante o mês de agosto.
Fotografia aeronáutica
O hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos ou decolagens é uma atividade comum nos aeródromos do mundo. No Brasil, o número de interessados "tem crescido cada vez mais", segundo organizadores de atividades do tipo.
No país, o Aeroporto de Brasília foi o primeiro a promover eventos do tipo. O primeiro dia de portas abertas aconteceu em 2015, um ano depois da entrega das obras de ampliação e reforma do terminal.
Os aficionados por aviação ficam próximos às grades, aguardando o momento do pouso ou da decolagem. Os spotters acompanham os movimentos dos aviões e buscam conhecimentos sobre a movimentação do sol, o que ajuda na escolha da melhor luz para a foto.
Para os competidores, o spotting "não é somente fotografar aviões", é também saber distinguir modelos e marcas, conhecer a história de cada aeronave e de cada tecnologia envolvida. É o caso da comissária de bordo Thaís Cordeiro, de 24 anos.
Desde que começou a fotografar aeronaves, a moradora de Brasília trocou o curso de direito pelo de aviação civil. Incentivada pelo namorado – também spotter – ela trabalha em uma companhia aérea e, nas horas de folga, aproveita para registrar modelos de aviões que sobrevoam o céu.
"Faço muita foto em voos mais tranquilos, ou quando o avião está em solo, sem fazer embarque e desembarque. Levo sempre a câmera na mochila."
4ª edição Spotter Day Brasília
Data do evento: 2 de junho (sábado)
Inscrições: até 13 de maio
Onde se inscrever: no site do Aeroporto de Brasília
Evento é gratuito. |