Falta de estrutura faz aérea TAP suspender voos em Viracopos

Fonte CONUT - 14/09/2015 - 15h42min
Falta de estrutura faz aérea TAP suspender voos em Viracopos

Empresa enviou comunicado às agências de turismo sobre suspensão.
Aérea fica sem operar voos regulares por Campinas até março de 2013.

 
A companhia aérea TAP Portugal vai suspender os voos operados pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para Portugal, a partir de outubro. As ligações entre São Paulo e Lisboa serão concentradas no Aeroporto Internacional de Guarulhos até março de 2013, no período de baixa temporada da companhia. A empresa opera, desde julho de 2010, três voos regulares internacionais por semana saindo de Campinas para a Europa. A TAP é a segunda companhia aérea que decidiu suspender os voos em Viracopos. Desde 11 de abril, a oluna Linhas Aéreas uruguaias não opera mais voos para montevidéu partindo de Campinas, mas a empresa alega que pode retomar as operações a partir de junho.
 

Entre os motivos que levaram a TAP Portugal a suspender os voos em Campinas estão a falta de estrutura de Viracopos e a inexistência de serviços de catering e de free shop - área franca para comercialização de mercadorias nacionais e estrangeiras. com isenção ou redução de impostos-, "indispensáveis em qualquer aeroporto com voos internacionais", segundo a empresa.

Em nota enviada às agências de turismo, a companhia aérea informou que espera que, até março de 2013, o aeroporto de Campinas ofereça melhores condições aos passageiros da TAP, para assim retomar os voos regulares. Segundo a assessoria de imprensa da companhia aérea, a suspensão foi avisada com antecedência aos passageiros e aos órgãos competentes e que nenhum cliente será prejudicado co

A Infraero informou ao G1 que a área destinada às lojas de free shop está pronta e que a empresa vencedora da licitação, a Dufry, está em processo de regularização dos produtos que serão comercializados com a Alfândega. O serviço deve ser inaugurado até o fim de maio, segundo a assessoria de imprensa da Infraero.

Sobre a falta de estrutura do aeroporto, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária informou que ainda não foi avisada oficialmente pela TAP Portugal sobre a suspensão dos voos e que, por isso, não vai se manifestar sobre as reivindicações da companhia aérea.

Prejuízo para eventos internacionais
O presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Sérgio Bica, recebeu a notícia da suspensão com desânimo. "Isso dificulta ainda mais a vinda de eventos internacionais para Campinas. Se você tem uma estratégia para captar eventos desse porte para a cidade e não tem um voo internacional regular em Viracopos, é ainda mais complicado", diz Bica.

Ele explica que os congressos internacionais movimentam muito a economia de Campinas, já que um visitante estrangeiro a negócios gasta, por dia, US$ 400, o dobro de um visitante brasileiro a negócios. "Quando um voo internacional é suspenso, a candidatura da cidade para um evento de grande porte perde muitos pontos", lamenta o presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

Sérgio Bica também aponta com uma das principais deficiências de Campinas a falta de um centro de convenções. "Esse seria o grande salto qualitativo para aumentar o poder da cidade para atrair esses eventos", explica. No dia 16 de maio, será lançado um novo programa de captação de eventos internacionais na cidade. A expectativa é receber 30 eventos por ano até 2014. "A cidade de São Paulo está saturada e apresenta, atualmente, uma série de desvantagens. Campinas está na contramão disso, mas precisa melhorar o aeroporto e oferecer outros atrativos", conclui o presidente do Convention & Visitors Bureau.

Fonte: g1.globo.com

COMPARTILHAR
Falta de estrutura faz aérea TAP suspender voos em Viracopos
14/09/2015
Falta de estrutura faz aérea TAP suspender voos em Viracopos
Empresa enviou comunicado às agências de turismo sobre suspensão.

Azul Linhas Aéreas recebe autorização para operar em Porto Velho
14/09/2015
Azul Linhas Aéreas recebe autorização para operar em Porto Velho
A Azul Linhas Aéreas recebeu autorização da Anac.

Gol recebe autorização para ter 14 voos semanais para o Chile
14/09/2015
Gol recebe autorização para ter 14 voos semanais para o Chile
Em março, a empresa informou que planejava elevar sua oferta de voos internacionais em até.

 



ondeestamos
SAUS Quadra 1 Bloco J Edifício CNT
5º andar - sala 513 - Estrada 10/20 Torre A
CEP: 70070-010
Brasília - DF

faleconosco
Fones: (61) 3364-0303 / 3364-3838
contato@conut.org