Linha Turismo tem mais ônibus, horários e paradas nos passeios

Fonte CONUT - 14/09/2015 - 15h33min
Linha Turismo tem mais ônibus, horários e paradas nos passeios

Circulam a partir desta quinta-feira, 3, os dois novos ônibus adquiridos pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e a Carris para ampliar o atendimento no city tour Linha Turismo. A ampliação da frota colocou em funcionamento um novo modelo de operação que, entre outras novidades, aumentou os horários de passeios no roteiro Centro Histórico, agora com oito saídas por dia, de terças a domingos, e introduziu pontos de parada durante o trajeto. Com dois ônibus operando o roteiro, utilizando o mesmo bilhete os passageiros podem desembarcar no bairro Moinhos de Vento ou próximo ao Mercado Público, por exemplo, conhecer calmamente os atrativos locais e retomar o passeio no ônibus seguinte.

O primeiro roteiro do dia saiu às 9h, do terminal em frente à SMTUR (Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa), e levou para o passeio um grupo de pequenos cidadãos porto-alegrenses: 24 crianças, entre 7 e 8 anos, alunos da Escola Província de São Pedro. Monitorados por professoras, os garotos e garotas vibraram com a visão de vários locais da cidade a partir de um ângulo muito diferente, a quatro metros de altura. O secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha, que participou do roteiro acompanhado pelo ex-titular da SMTUR, Luiz Fernando Moraes, reforçou o papel do city tour na sensibilização dos próprios moradores para o Turismo da Capital. “Agora, com mais veículos e mais qualidade no serviço, o Linha Turismo tem condições de atender a uma demanda ainda maior de porto-alegrenses e de turistas nacionais e de outros países”, observou.

Serviço pioneiro no país, o Linha Turismo entrou em circulação em janeiro de 2003 e recebeu seu primeiro investimento em 2012.  Neste período, o city tour, até agora operado por um único ônibus, transportou 477 mil pessoas, entre turistas e porto-alegrenses. O objetivo da inovação é qualificar e ampliar o serviço, visando a maior demanda durante a Copa do Mundo de 2014.
 
Veículos - Os novos ônibus seguem o modelo do veículo atual, de dois andares, porém trazem inovações como sistema de áudio informatizado e em três idiomas, fones de ouvido individuais para passageiros falantes em inglês e espanhol, e climatização no primeiro piso. Os veículos contam com acessibilidade universal, porta volumes no andar inferior e capacidade para transportar 72 passageiros, sendo 15 no primeiro piso e 57 no andar superior.

Mais horários e paradas - Os ônibus novos atendem unicamente o roteiro Centro Histórico. As oito saídas diárias, de terças a domingos, ocorrem entre 9h e 16h30, a partir do terminal de embarque em frente à sede da SMTUR, na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. A grande novidade é que o roteiro deixou de ser circular, como ocorria até então. Agora, os passageiros têm a opção de embarque e desembarque em cinco pontos da cidade. Neste novo sistema, o roteiro completo ficou com duração média de duas horas. Como a passagem vale por um dia, os passageiros que descerem numa das paradas podem embarcar no próximo ônibus, que passa pelo mesmo local uma hora depois. Outra novidade é que, para assegurar o reembarque aos passageiros, os ônibus circulam mesmo em dias de chuva. 

Todos os pontos de parada dos ônibus Linha Turismo contam com placas de sinalização exclusivas. Elas estão localizadas na avenida 24 de Outubro, na altura da rua Comendador Caminha, próximo ao Parcão; na avenida Borges de Medeiros, em frente ao Largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público; em frente ao Museu da Fundação Iberê Camargo junto à parada de ônibus convencional existente no local; e no atual terminal localizado em frente à sede da SMTUR. Aos sábados e domingos, os ônibus fazem paradas também na avenida Osvaldo Aranha, próximo ao Mercado do Bom Fim, no Parque da Redenção, junto ao ponto de embarque dos passeios Domingo no Campo.

Pontos de venda - As inovações não alteraram o preço do bilhete para o city tour, que permanece em R$ 15 e pode ser adquirido em mais pontos de venda. Além da Central de Passagens localizada na sede da SMTUR, as passagens para o roteiro Centro Histórico podem ser compradas em outros locais estratégicos, próximos às paradas do roteiro: Café do Brique (no Mercado do Bom Fim, loja 1, junto ao Parque da Redenção), Saúde no Copo (na Av. 24 de Outubro, 742 , em frente ao Parcão); Café do Mercado (no térreo do Mercado Público, ao lado do Centro de Informações Turísticas) e Loja do Museu da Fundação Iberê Camargo. Outro ponto de venda será na agência Bonete Turismo (na Av. Borges de Medeiros, 915, térreo, próximo ao Viaduto Otávio Rocha).

Zona Sul - Neste novo modelo operacional, o ônibus de dois andares que até então realizava todos os passeios agora circula principalmente no roteiro Zona Sul, com uma saída diária, de terças a sextas, às 14h, e duas saídas aos sábados e domingos, às 10h30 e às 14h. Nesta opção de passeio permanece o sistema circular, sem paradas durante o trajeto. Tendo em vista os danos causados pelo temporal ocorrido em 21 de abril, com danos à arborização de ruas e avenidas que fazem parte do roteiro, o city tour Zona Sul está temporariamente suspenso. O roteiro deve ser retomado em15 de maio, após a operação de poda nas árvores atingidas.

Para o roteiro Zona Sul, as passagens são vendidas apenas na Central Linha Turismo que funciona na sede da SMTUR. O mesmo ônibus será empregado para atender as agendas de passeios no roteiro Centro Histórico oferecidos a alunos da rede municipal de ensino e participantes dos workshops de qualificação promovidos pela Escola Social de Turismo, da SMTUR. 

O city tour Linha Turismo é operado pela SMTUR em parceria com a Carris, que fizeram um investimento conjunto de R$ 1,4 milhão para a compra dos novos ônibus. A origem dos recursos é a própria receita gerada pelo serviço.

 

Tabela de horários Linha Turismo 
 

SAÍDA
ROTEIRO
RETORNO TERMINAL TRAVESSA DO CARMO
9h
Centro Histórico
11h
10h
Centro Histórico
12h
11h
Centro Histórico
13h
12h
Centro Histórico
14h
13h30
Centro Histórico
15h30
14h30
Centro Histórico
16h30
15h30
Centro Histórico
17h30
16h30
Centro Histórico
18h30
10h30
(sábados e domingos)
Zona Sul
12h
14h
(terças a domingos)
Zona Sul
15h30

 

Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

COMPARTILHAR
Presidente da CONUT participa de Audiência Pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal
14/09/2015
Presidente da CONUT participa de Audiência Pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal
O Presidente da CONUT participou hoje dia 16/09/2019, da Audiência Pública na Comissão de.

Petrolina (PE) aprova lei que regulamenta aplicativos de transporte de passageiros
14/09/2015
Petrolina (PE) aprova lei que regulamenta aplicativos de transporte de passageiros
Prefeitura quer combater clandestinos; motoristas do Uber dizem que projeto inviabilizará .

BUSÃO, AEROPORTO E SHOPPING: RECONHECIMENTO FACIAL JÁ É REALIDADE NO BRASIL
14/09/2015
BUSÃO, AEROPORTO E SHOPPING: RECONHECIMENTO FACIAL JÁ É REALIDADE NO BRASIL
Além de aeroportos e lojas, os ônibus também já foram invadidos por reconhecimento facial..

 



ondeestamos
SAUS Quadra 01 Bloco J Ed CNT
Torre B Sala 707
Cep: 70070-010
Brasília - DF

faleconosco
Fones: (61) 3364-0303 / 3364-3838
contato@conut.org